terça-feira, 16 de outubro de 2012

Geometria e Arte...



Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
.  Identificar elementos geométricos utilizados na arte indígena.
.  Aplicar conceitos de planificação, textura e cor a partir da arte indígena.

Duração das atividades
4 aulas (60 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos de geometria e arte.

Estratégias e recursos da aula
Para começar essa aula, o professor pode solicitar aos alunos que tragam diferentes artesanatos indígenas como: balaios, cestas de diversos tamanhos, chocalhos, arco e flechas, chapéus, entre outros. Se não for possível, o professor pode buscar em diferentes meios (recortes, revistas, web...), imagens que configurem os artesanatos. 


 
Atividade 1 – Observação (manuseio) dos artesanatos
Organizar os alunos em grupos. Distribuir a cada grupo um número de artesanatos. O professor pode solicitar à turma que observe ou manuseie os diferentes artesanatos. Destacando que cada um possui características próprias, não se repetindo em trabalhos seguintes. Ao analisar cada artesanato, os alunos devem destacar o que observam. Nesse momento o professor pode fazer considerações apontando elementos de uso da Matemática, da Arte, da Educação Física, da História, entre outras, etc., nas linhas, nos traços, nas figuras geométricas formadas, na coordenação motora fina, nos detalhes minuciosamente traçados para formar as figuras e os desenhos.   
Após a conversa, o grupo deve escolher um dos artesanatos para destacar elementos geométricos presentes:

Por exemplo:
a)      Destacar tipos de retas: paralelas, concorrentes e/ou perpendiculares. 




b)      Identificar as figuras que compõe o artesanato: Por exemplo: 



c)      Planificar a composição dos desenhos do artesanato. A criação de padrões, formas e cores repetidas regularmente é algo frequente no artesanato indígena. Fazer esse exercício planificando no papel o que visualizam no artesanato. Por exemplo: 



Obs. Na planificação o professor pode aproveitar para explorar conceitos de área, perímetro, ângulos, simetrias e outros conceitos que achar conveniente. Cabe destacar que cada desenho é construído sem qualquer modelo ou imagem, mas construído a partir dos conhecimentos adquiridos a partir da observação na natureza. A confecção do artesanato é geralmente executada pelas mulheres indígenas, sempre cercadas por seus filhos, que aprendem pela visualização, passando os conhecimentos de geração em geração. A combinação de cores utilizadas nas composições, são igualmente desenvolvidas sem nenhum conhecimento formal.

Atividade 2
Propor aos alunos criarem uma composição similar à desenvolvida nos artesanatos. Para a composição, combinar diferentes figuras e cores. Pode ser feito com vela branca e uma solução aguada de tinta guache.  

Atividade 3
Professor, para aprofundamento do tema discutido na aula, acesso o link: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/14381 e baixe o vídeo Arte indígena [Por dentro da escola]sobre o Projeto Arte Indígena Matemática para assistir com os alunos.

Atividade 4
Os professores junto aos alunos podem visitar uma aldeia indígena, para se comparar como vivem os índios e os filmes a que assistiram. Podem descrever a visita e também tirar fotos para documentar.

Avaliação
A avaliação deverá ser diagnóstica, processual e continua, ou seja, realizada ao longo de todas as aulas.
Critérios a serem observados:
- Participação na atividade inicial. Trouxe materiais? Colaborou com os colegas?
- Desenvolvimento e realização das atividades? Participou? Raciocínio adequado? O aluno foi argumentativo?
- Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula.
- Nas atividades de vídeo. Participou? Interagiu? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário